Editorial

Ser bem-sucedido

Juliano Niederauer
05 de julho de 2013

Ser um profissional conceituado no mercado e ficar rico é o desejo da maioria das pessoas, embora poucas realmente consigam atingir tal meta. Ao longo dos últimos 15 anos, vivi uma série de experiências relacionadas aos estudos, ao trabalho e ao dinheiro. Com o objetivo de passar um pouco dessa experiência às pessoas, há alguns anos comecei a escrever um novo livro, que batizei de "Jovem e Bem-Sucedido". Com o passar do tempo, fui acrescentando novos capítulos, novas histórias e novas lições. Agora, no ano de 2013, a obra foi finalizada, publicada e já está disponível nas principais livrarias do Brasil.

Muitos me perguntam: depois de escrever mais de uma dezena de livros técnicos, por que você resolveu escrever algo na área de desenvolvimento pessoal, negócios e finanças? Ocorre que, desde cedo, percebo que muitas pessoas têm dificuldades em fazer escolhas e encontrar os caminhos para prosperar profissional e financeiramente.

Por isso, o título escolhido para o livro foi "Jovem e Bem-Sucedido", pois o quanto antes o indivíduo começar a planejar sua vida, mais cedo se tornará bem-sucedido. Isso não quer dizer que o livro não possa ser lido por pessoas que não são jovens, pois diversos ensinamentos contidos na obra podem ser aplicados em qualquer período da vida. Assim, considero este livro como uma contribuição que posso dar às pessoas que realmente desejam se dedicar e prosperar na vida.

Acabo de receber uma ligação de um amigo, o qual presenteei com um livro. Me expressou enorme gratidão e resumiu em uma única frase "O livro que me destes é um presente que não tem preço". Segundo ele, conseguiu "devorá-lo" em apenas dois dias e já começou a aplicar os ensinamentos, percebendo que realmente eles farão diferença no seu futuro próximo.

Certa vez, ao pesquisar na Internet, encontrei um site, no qual algumas pessoas discutiam sobre o que seria realmente uma pessoa bem-sucedida. Um dos participantes escreveu a seguinte resposta:

"Bem-sucedida é a pessoa que estudou muito, trabalha no que gosta e com felicidade para ter o padrão de vida que deseja, fez bons amigos ao longo da vida, fez boas escolhas, tem pessoas legais para compartilhar as conquistas, está sempre com muita saúde e procura colecionar soluções ao invés de criar problemas. É uma pessoa de caráter, ética, grata e generosa."

É uma definição interessante, que vai de encontro a uma série de questionamentos que, para a maioria das pessoas, permanecem sem respostas. Por exemplo, em relação ao trabalho, por que a maioria das pessoas não está satisfeita com seu salário e acha que merece ganhar mais? Por que existem pessoas com uma excelente formação que não conseguem um bom emprego? Por que elas não conseguem vislumbrar outras oportunidades de ganhos além do seu trabalho, ou até ganhar dinheiro sem trabalhar?

Em relação ao lado financeiro, por que a maioria das pessoas não tem tanto dinheiro quanto gostaria de ter? Por que existem tantas pessoas de classe média que vivem endividadas e não conseguem acumular riqueza? Por que muitas pessoas bem empregadas vivem com dificuldades financeiras? E será que esses problemas financeiros são resolvidos apenas com dinheiro?

Para prosperar na vida, é preciso entender que trabalho é diferente de emprego. Ou seja, para ficar rico, você não depende de ter um bom emprego, mas sim fazer bons negócios, identificando oportunidades e aumentando cada vez mais suas fontes de renda. Aprendendo essa lição, você estará rompendo a linha divisória que existe entre o profissional comum e o moderno.

É preciso entender também que, se você não assumir o controle de suas finanças, não vai adiantar nada ganhar mais dinheiro. Em contrapartida, um pouco de planejamento financeiro lhe possibilita fazer excelentes investimentos e multiplicar seu patrimônio. No livro, os leitores encontrarão estratégias de investimento de acordo com a idade e o momento de vida de cada um, mostrando as vantagens e desvantagens dos principais tipos de investimentos do mercado.

E, por fim, é preciso livrar-se da eterna desculpa da "falta de tempo" e ter em mente que os estudos vão muito além da escola ou da faculdade. Nossa realização profissional e financeira está profundamente relacionada com as respostas para todas as perguntas apresentadas neste editorial, assim como diversas outras que são abordadas no decorrer da obra.

Para você, leitor, espero que, como diz a resenha do livro, essas ideias o acompanhem a vida toda, transformando o modo como você planeja estudar, trabalhar e lidar com o dinheiro. Afinal, ser um jovem bem-sucedido só depende de você!

Acesse a página do livro

Leia outros editoriais